quarta-feira, 27 de julho de 2011

Um pouquinho mais sobre as Flores de Cerejeiras

 Então hoje eu venho com uma postagem um pouquinho diferente comparado com as outras que eu posto, vou falar um pouco sobre as flores de Cerejeiras, uma flor que eu admiro muitissimo, espero que gostem...

Em Março, o inverno se vai com o branco da neve e o frio. A primavera chega, enfeita e dá cor à paisagem, no hemisfério norte, o Japão é tomado por flores rosadas. São as sakura, flores de cerejeira. Elas começam a desabrochar nas árvores no sul do Japão, em Okinawa, e vão em direção ao norte, até Hokkaido. O fenômeno, que dura dois meses e se “move” como uma onda, é chamado Sakura zansen e significa, literalmente, linha de frente das cerejeiras. Os grandes apreciadores da flor, fazem roteiros turísticos que acompanham a transformação da paisagem.
 

   Conta a lenda que a princesa, Konohana Sakura Hime, caiu dos céus e pousou numa cerejeira, nas proximidades do Monte Fuji e teria se transformado nesta bela flor. Acredita-se então que o nome sakura, na verdade, é derivado do nome da princesa Konohana Sakura Hime, que significa “a princesa da árvore de flores abertas”. Outros dizem que o nome da planta tem sua origem no cultivo de arroz e sua divindade.
 
        Originária da Ásia, na cultura japonesa (chamada de Sakura no ki) tendo o significado de flor Sakura de cerejeira, era associada ao samurai, cuja vida era tão efémera quanto a da flor da cerejeira que se desprendia da árvore. A flor da cerejeira, Sakura em japonês é a flor símbolo do Japão. A simbologia é tão intensa que o povo venera e respeita como a própria bandeira japonesa ou o Hino Nacional.

           

Apreciadores de flores de cerejeiras não faltam. Eles se reúnem em grupos e passam horas observando as belas paisagens que a primavera traz. A prática ganhou até nome: hanami.
          
Hoje, países como o Brasil e Estados Unidos também realizam o Hanami graças à iniciativa japonesa de, no início do século 20, distribuir trocas da árvore para diversas nações como prova de amizade. Mais de três mil pés foram levados para os Estados Unidos, e podem ser vistos nos jardins da Casa Branca. A cerejeira virou símbolo de fraternidade.

           

A flor de cerejeira nasceu como representante da aristocracia japonesa e, portanto, sua única missão é ser bonita. Mas ela tem outras utilidades: apesar de não dar frutos, a madeira da árvore é utilizada na produção de móveis e blocos.Até as flores são utilizadas e, depois de ficarem em conserva no sal, se transformam num chá, o sakura-yu, usado nas festas de casamento para pedir felicidade ao novo casal.

            A primavera inspira também o cardápio japonês. Doces, bebidas e alguns pratos ganham o toque das flores no formato e no sabor. São comuns docinhos simples, feitos de açúcar, em formato de sakura. O tradicional bolinho de massa de arroz, quando enrolado na folha da cerejeira, vira o sakura-mochi. Outras flores, como uma espécie comestível de crisântemo, também dão colorido aos pratos.

          
  Antigamente, a sakura era considerado símbolo do amor. Quando as mulheres enfeitavam os cabelos com um galho de sakura ou decoravam o quintal de casa com as flores, mostravam que estavam em busca de um amor. Nas peças do teatro kabuki, o cenário do bairro das gueixas é frequentemente ilustrado pelas flores de cerejeiras para representar a alegria dessa região de entretenimento. No entanto, a flor também tem uma simbologia negativa: um galho quebrado de cerejeira também pode significar a aproximação da morte. Acredita-se o que sakura é a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos; e que a alma dos mortos é absorvida pelas árvores das cerejeiras. 


Sem Contar que Encontramos a Sakura (Flor) em Varios animes né 
Espero que tenham Gostado
De saber um pouquinho mais sobre esta Bela Flor
Não esqueção de Comentar

Beijinhoss

Um comentário:

  1. eu plantei uma flor de sakura no meu jardim em 2006 agora ela está gigante kk ele é muito linda um dia tiro uma foto e te mostro! se vc quiser o meu faceboook ele está ai: https://www.facebook.com/paola.bondi.7 e vc me encontra ou qualquer um que ver isso q amar animes tanto quanto eu principalmente romanticos me busca concerteza quero muito conhece-los

    ResponderExcluir